Foto retirada do site guiafut.com (Thiago Souza)
1×0. Foi assim que se iniciou a história do São Gonçalo Esporte Clube. Após uma partida de muita correria, disposição e entrega, o São Gonçalo EC saiu vitorioso no duelo contra o Bela Vista, no confronto que marcou o primeiro jogo de sua história como equipe profissional. O gol foi marcado pelo veterano atacante Marco Brito, cobrando pênalti aos 30 minutos do segundo tempo.
Foi no estádio Aloísio Rodrigues, em Nova Cidade-SG, que começou a trajetória da debutante equipe gonçalense capitaneada pelos veteranos Sílvio Luiz e Marco Brito, que saiu com a vitória diante da equipe niteroiense do Bela Vista. O jogo teve um primeiro tempo onde sobrou disposição, correria, mas faltou técnica, com o São Gonçalo EC tomando conta do meio de campo, porém esbarrando ora na sólida defesa da equipe rival, ora no gramado, ora na própria falta de inspiração, restando ao Bela Vista os contra-ataques, sendo em um deles o lance de maior perigo no primeiro tempo, numa bela cabeçada no travessão do goleiro Sílvio Luiz. Se não conseguia penetrar na área do adversário, o São Gonçalo EC tentava nas bolas paradas, conseguindo em uma bela cobrança de falta do lateral-direito, Geovane, assustar o goleiro Rafael do Bela Vista. Fim do primeiro tempo com o placar em 0x0.
Na volta do intervalo, apesar do forte sol que fazia ter dado trégua, o jogo permaneceu truncado e amarrado no meio de campo, com poucas chances para ambos os lados, permanecendo assim até que em um erro individual numa bola mal dominada na zaga do São Gonçalo EC resultou em um pênalti para a equipe do Bela Vista. Eron colocou a bola debaixo do braço, bateu, mas jogou no travessão. Alívio para os torcedores do São Gonçalo EC e mais ânimo para a equipe que se lançou empolgada para o ataque, até que aos 30 minutos, boa jogada do meia Accioli dentro da área e pênalti para a equipe gonçalense. Marco Brito chama a responsabilidade e marca o primeiro gol seu e de sua equipe na Terceirona do Rio de Janeiro.
Após o gol o Bela Vista se lançou ao ataque sem sucesso enquanto o São Gonçalo EC esperava uma chance de matar o jogo, mas nada mudou. 1×0, placar final e alegria do bom público que compareceu ao estádio em Nova Cidade.
Destaques do Jogo: Geovane, lateral-direito (SGEC) – Vitor Torres, volante (SGEC) – Marco Brito, atacante (SGEC) – Rafael, goleiro (Bela Vista).