Uma situação inusitada envolve o Maricá na Copa Rio de 2021. O clube do Leste Fluminense denunciou o Sampaio Corrêa pela escalação irregular do atleta Marcudinho e conseguiu decisão favorável na primeira instância do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). No entanto, ao invés de simplesmente eliminar o time de Saquarema e classificar o Maricá às semifinais, o Tribunal decidiu recolocar o Volta Redonda – eliminado nas oitavas de final da competição pelo Sampaio – na disputa.

Agora o Maricá enfrentará o Voltaço em dois jogos valendo vaga na semifinal da Copa Rio. O confronto de ida foi marcado para a próxima sexta-feira (08/10), no Alzirão, em Itaboraí. A volta será no dia 13, no Estádio Raulino de Oliveira. Quem avançar encara o Madureira na etapa seguinte.
Antes, o time maricaense já havia eliminado Gonçalense e Cabofriense. Foi então que encontrou o Sampaio Corrêa. No primeiro duelo, na casa do adversário, perdeu por 1 a 0. Em seguida, recorreu ao TJD-RJ e conseguiu a exclusão do oponente. A decisão na Justiça Desportiva, entretanto, ainda cabe recurso em mais duas instâncias.
Vale destacar que a Copa Rio oferece vaga em competições nacionais de 2022, algo que seria um feito inédito na curta história do Maricá. O campeão do torneio escolhe entre participar da Copa do Brasil ou Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. O vice fica com a vaga que sobrar.